Visão Holística

Visão Holística

Holismo é um conceito de cura recentemente redescoberto. Segundo a abordagem da medicina holística, saúde é definida como um estado positivo de bem estar físico, mental e espiritual, e não meramente ausência de doença.

chakras_01

A sabedoria da antiguidade considerava que a doença era resultante da desarmonia nas esferas físicas, mentais e espirituais, e a saúde era percebida como estado de equilíbrio entre essas três esferas, assim nenhum sinal ou sintoma poderia ser tratados ou observados isoladamente. Esses conceitos foram deixados de lado com o advento da medicina moderna.

Durante milhares de anos, a ideia de que a doença ocorre por perturbações do ambiente interno do homem foi bem aceita.

Métodos holísticos sempre observam e tratam o individuo ou uma sociedade como um todo, indivisível. Esta abordagem é muito utilizada no conceito de saúde do Oriente em países como China, Índia e outros.

7e0c9f63e8d1ea38042092cf0c434c5e

Aqui no Ocidente não damos o devido valor a esses conceitos, e abusamos da saúde de muitas maneiras diferentes, cedo ou tarde o sistema acaba entrando em colapso. A doença se manifesta e nos perguntamos o porque dela ter acontecido.

No Ocidente gostamos de acreditar que a doença é resultante de forças externas, baseando nossa crença nos princípios da teoria dos germes, do químico e biologista francês Louis Pasteur.

Embora os microrganismos estejam presentes e envolvidos em muitas enfermidades esta presença não necessariamente significa o surgimento de uma doença. Se duas pessoas respiram os mesmos germes, uma pode vir a ter pneumonia e a outra pode permanecer muito bem, sem ao menos ter consciência de que absorveu os germes.

A combinação de fatores interiores e exteriores é que gera a doença no corpo. A mente é extremamente poderosa e não deveria ser subestimada. O padrão de pensamento predominante gera alterações nos trabalhos celulares, e se este padrão for negativo , rico em sinais depressivos e destrutivos por exemplo: raiva, culpa, medo, ansiedade e tristeza, causará mal funcionamento no organismo a longo ou médio prazo.

Uma célula doente formará um tecido doente, um tecido doente formará um órgão doente, um órgão doente formará um sistema doente e um sistema doente formará um organismo e um indivíduo doente.

O corpo humano é composto por cerca de 1 trilhão de células trabalhando para um mesmo fim que é a manutenção da saúde, essas células se renovam de tempos em tempos no nosso organismo. Se mantivermos os mesmos padrões de pensamento e ações, reprogramaremos as novas células com as mesmas informações de doença.

Devemos buscar alternativas para mantermos melhores padrões de pensamentos em nossa mente, dessa forma enviaremos boas informações a nossas células e estas farão seus trabalhos de forma mais eficiente.

Porém esta missão não é nada fácil no mundo moderno em que vivemos, enfrentamos dificuldades quase insuportáveis e intragáveis. A industrialização, a desintegração de valores morais e o rápido ritmo da sociedade moderna nos fazem agir cada vez mais distantes das leis universais. Fragmentamos nossa vida e nossa visão do todo holístico.

Todos são dotados da capacidade de ter saúde, mas isso requer disciplina, dedicação e a adoção da visão holística.

Disse o dr. Stone “A saúde não é simplesmente do corpo. Ela é a expressão natural do corpo da mente e da alma quando eles estão em harmonia com a Vida Única. A verdadeira saúde é a harmonia da vida dentro de nós, que consiste a paz de espírito, felicidade e bem estar. Ela não é apenas uma questão de aptidão física, mas antes a consequência da livre expressão da alma através da mente e do corpo dessa pessoa. Essa pessoa irradia paz e felicidade, e na sua presença todos se sentem automaticamente felizes e satisfeitos.

Autor: Anderson B Alonso

Be the first to comment on "Visão Holística"

Deixe uma resposta