Vesícula Biliar na Medicina Tradicional Chinesa (MTC)

A Vesícula Biliar esta localizada abaixo do lobo direito do fígado, apresenta um formato de pera. Tem a função de armazenar o líquido chamado Bile, este por sua vez é produzido pelo Fígado e utilizado na digestão de gorduras no intestino.

Está víscera tem cerca de 7 a 10 cm de comprimento,  apresenta coloração verde escuro devido a bile que ela armazena em seu interior. É conectada ao fígado e ao duodeno (uma porção do intestino delgado) através do trato biliar.

A Bile

Depois de ser armazenada na vesícula biliar, a bile se torna bem mais concentrada do que quando saiu do fígado, sua potência está aumentada e isto intensifica seu efeito sobre as gorduras. A bile contém água, bicarbonato, lecitina, mucina, colesterol, sais e pigmentos. Sua principal função é emulsificar as gorduras e as vitaminas lipossolúveis para que possam ser melhor digeridas e absorvidas no processo digestório.

A Vesícula Biliar na Medicina Tradicional Chinesa

Diz o Nei Ching – o livro clássico do imperador amarelo que a vesícula biliar rege as decisões. Portanto um comportamento irritadiço indica fortemente um excesso de Chi na vesícula biliar. Por outro lado a indecisão pode ser resultante de desarmonia e debilidade dessa víscera.

O canal energético vesícula biliar tem outras regências como a regularização dos humores orgânicos (vítreo, aquoso e líquido sinovial) estas regências implicam em forte influência nos processos oftalmológicos e reumáticos.

Este canal energético também exerce forte influência sobre todos os processos relacionados ao sono, a desarmonia neste canal leva ao surgimento dos mais diversos transtornos do sono, sendo a insônia o mais comum deles .

O Meridiano da Vesícula Biliar

O meridiano ou canal energético da Vesícula Biliar apresenta 44 pontos bilaterais em nosso corpo. Seu trajeto começa no ângulo externo do olho, percorre o crânio, descrevendo uma série complexa de curvas, chega ao músculo trapézio, desce pelo peitoral maior, ziguezagueia a lateral do tronco, percorre a face lateral da coxa e pernas para terminar na extremidade  lateral do quarto dedo do pé.

m-vesicula-biliar-1

m-vesicula-biliar-2

É um meridiano de polaridade Yang, tem como meridiano acoplado o Fígado, pertence ao elemento Madeira. O horário de maior atuação segundo o relógio cósmico da MTC seria das 23 h à 1 h da madrugada.

Sintomas de alterações energéticas da vesícula biliar:

Sintomas de excesso de Chi – dor e rigidez nas articulações, artrite de quadris, conjuntivite, boca amarga, enxaqueca.

Sintomas de insuficiência de Chi – tontura, insônia, zumbido no ouvido, crises do labirinto, surdez,  dores no peito, na lateral do abdome, lateral da coxa e pernas, dores na lateral dos pés.

 

Aprenda mais sobre a MTC  clique aqui 

image

Anderson B. Alonso

Fisioterapeuta, Massoterapeuta, Acupunturista, Terapeuta Holístico e Reikiano nível 3A, é criador do blog Visão Holística, Mora e Atende em Ribeirão Preto e região, trabalha com Terapias Complementares desde 2008.

 

 

 

Be the first to comment on "Vesícula Biliar na Medicina Tradicional Chinesa (MTC)"

Deixe uma resposta