Ventosaterapia

A ventosaterapia é uma técnica de cura utilizada a milênios pela Medicina Tradicional Chinesa (MTC), no entanto existem relatos de sua utilização no Egito e Grécia antiga. Uma das primeiras obras que citam  a utilização das ventosas como ferramentas de cura é intitulada de “Um Manual de Prescrições para Emergências” escrito pelo herbalista taoista Ge Hong, aproximadamente 300 a.c.

A ventosaterapia atua através da sucção da pele e músculos para dentro do copo de ventosa, essa sucção promove o aumento do fluxo sanguíneo e também a eliminação de toxinas estagnadas nas regiões do corpo que são colocadas as ventosas.
nei_jing_tu_color

Para que servem as ventosas?

A ventosaterapia  é grande aliada nos tratamentos de dores musculares e articulares, pois, quando o fluxo sanguíneo aumenta, traz com ele células responsáveis pela limpeza de resíduos metabólicos, células de reparo e nutrientes retirados da alimentação e o oxigênio provindo da respiração e do processo da hematose. 

Indicações da Ventosaterapia

  • Lombalgias
  • Recuperação de Lesões Musculares
  • Tratamento de dores musculares
  • Dores Abdominais
  • Desintoxicar o organismo
  • Hipertensão arterial
  • Tratamento de celulites e estrias
  • Outros

Contraindicações da Ventosaterapia

  • Está contraindicados seu uso sobre feridas, micoses, psoríase e dermatites em geral.
  • Mulheres Grávidas
  • Pacientes Cardiopatas
  • Trombose
  • Vasculites
  • Outros.

Tipos de Ventosas

Existem vários tipos de ventosas na atualidade, ventosas de vidro, acrílico, silicone e madeira no entanto seus princípios e suas funcionalidades são as mesmas, tratar através da força de sucção.

Nas ventosas de vidro ou de madeira a força de sucção é criada através do fogo, são as mais primitivas, utilizadas a milênios. O terapeuta deve ter uma boa noção de controle do vácuo gerado pelo calor, vácuo demais pode causar lesões na pele, além do calor excessivo que pode provocar queimaduras por vezes graves.

terapia-por-ventosas-sao-paulo ventosa1

A ventosa de acrílico é uma versão moderna da antiga terapia, cada copo possui uma válvula que acoplada a uma pistola de vácuo, promove uma força de sucção de forma perfeitamente controlada, diminuindo o risco de lesões a uma porcentagem mínima, somente por imperícia do terapeuta é que elas podem acontecer. Já as ventosas de silicone não possuem válvula nem pistola de vácuo, a força de sução é promovida por pressão manual e é muito indicada para tratamentos faciais.

images-7 trat_33

 

O Advento Olímpico das Ventosas

Durante os jogos olímpicos a ventosaterapia ficou em evidência para o mundo após o famoso nadador Michael Phelps e companhia limitada aparecerem com marcas pelo corpo. O que a delegação americana contestou foi que os atletas que utilizaram desse método referiram grande alívio de dores provocadas pelos treinamentos de alta performance e rápida recuperação pós provas.

Muitos estudos estão sendo feitos nesse exato momento sobre a eficácia do método milenar, estão agora levando em consideração o que a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) utiliza e diz a milênios. É chegada a hora do restante do mundo se voltar as tantas terapias complementares que podem auxiliar ricamente nossa já boa medicina ocidental.

9e9488c190c4984d9fb570722ca4afcc

A ventosaterapia é sem dúvida uma ótima ferramente de cura e tratamento de dores musculares, no entanto é preciso que o terapeuta tenha conhecimento e segurança para aplicar o método, não se deixe levar pelo modismo, sempre procure um profissional capacitado para melhor lhe atender.

Conheça mais sobre a MTC

Espaço Horus3

Anderson B. Alonso

Fisioterapeuta, Massoterapeuta, Acupunturista, Terapeuta Holístico e Reikiano nível 3A, é criador do blog Visão Holística, Mora e Atende em Franca e região, trabalha com Terapias Complementares desde 2008.

 

 

 

 

 

 

 

1 Comment on "Ventosaterapia"

  1. maravilhosa aula

Deixe uma resposta