Terapias que beneficiam o Chi

Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) podemos encontrar várias terapias que promovem a boa circulação do Chi em nosso organismo, são caminhos diferentes que levam ao mesmo destino, levam a recuperação ou manutenção da saúde em estado de harmonia.

Quando se fala de MTC deve se levar em conta a complexidade do assunto, os milênios de estruturação e a variedade de formas de expressão que este termo significa, este artigo não tem de maneira nenhuma a pretensão de abordar todos os campos, mas de apresentar as ferramentas mais conhecidas em nosso mundo ocidental provindas da MTC.

Aqui no mundo ocidental temos uma visão um tanto quanto limitada do verdadeiro potencial que a MTC pode nos oferecer, tanto ao terapeuta quanto ao paciente, potencial alcançado com métodos que acionam o potencial de cura intrínseco em todos nós.

Terapias:

Acupuntura é um método terapêutico desenvolvido a milênios pelo povo chines, atua através da inserção de agulhas em pontos cutâneos específicos, com intuito de promover o desbloqueio e ou estimulação do fluxo energético ao longo dos meridianos, estes por sua vez são canais por onde percorre nosso Chi, estão ligados aos nossos órgãos e vísceras.

acupuntura

Moxabustão é uma terapia que atua através da termo-estimulação sobre pontos cutâneos dos meridianos, trata e previne uma série de doenças. Existem várias formas de  Moxas, variam de batões a adesivos que se colam sobre o ponto a ser tratado, no entanto todas são compostas de folhas secas de artemísia reduzidas ao pó. Apresenta odor marcante e tem por princípio eliminar acúmulos energéticos nos meridianos.

moxabustão

Ventosaterpia é um método terapêutico simples e eficaz que trabalha através da sucção na superfície da pele, promove hiperemia, eliminação de resíduos metabólicos, diminui a tensão muscular, alivia a dor e libera o fluxo de Chi para que o mesmo circule livremente.

ventosaterapia

Reflexologia Podal é uma massagem aplicada em pontos reflexos dos pés, trata e previne o surgimento de várias disfunções do organismo, promove uma poderosa analgesia, relaxamento, aumento da circulação sanguínea e bem estar. Na China foi desenvolvida paralelamente a acupuntura e é uma das mais tradicionais e populares formas de cura pelo toque.

Do In é uma técnica de auto massagem e tratamento que atua através da estimulação de pontos estratégicos, de localização subcutânea, considerados como representantes energéticos das forças que regulam o funcionamento do organismo. É utilizado para prestar primeiros socorros, para tratamento de saúde, como prevenção de doenças e de estresse, para relaxamento, consciência corporal e harmonização interior.

Tui Na, massagem amplamente utilizada na China, alvo de muitos estudos na atualidade nos hospitais escola chineses, trata-se de manobras vigorosas que promovem o desbloqueio do Chi e a regularização das desarmonias, trata e previne o surgimento de várias doenças. Utiliza manobras como esfregar, comprimir, amassar, percutir e tapotar entre outras.

 Tui na

Fitoterapia Chinesa, trata-se de um método terapêutico que utiliza plantas e até alguns animais em efusões complexas que promovem o equilíbrio e a livre circulação do Chi, é tão antiga quanto a acupuntura. Tem como princípio harmonizar o organismo suprindo aquilo que ele necessita no momento. É como uma alquimia, para se fazer uma fórmula é preciso conhecer as capacidades energéticas de cada ingrediente.

fitoterapia-chinesa

Praticas corporais chinesas, outra forma bem conhecida de se tratar e manter a saúde, o povo chines tem enraizado o principio que a inércia promove o surgimento de dores e doenças, então praticam diversas formas de exercícios terapêuticos para se auto promover saúde. Dentre as práticas algumas se destacam como o Kung fu, Tai Chi Chuan e o Lian Gong em 18 Terapias.

A MTC é um universo de possibilidades voltadas a arte da cura, desde seu início compreende o Homem como um todo, talvez por isso seus ensinamentos estejam presentes em várias partes do mundo, e nós ocidentais cada dia mais nos encantamos com seus efeitos quase que “milagrosos” no restabelecimento do estado de saúde bio psico físico social e espiritual.

Aprenda mais sobre o assunto clique aqui e descubra

image

Anderson B. Alonso

Fisioterapeuta, Massoterapeuta, Acupunturista, Terapeuta Holístico e Reikiano nível 3A, é criador do blog Visão Holística, trabalha com Terapias Complementares desde 2008.

 

 

 

Be the first to comment on "Terapias que beneficiam o Chi"

Deixe uma resposta