Sobre a influência da Primavera

É certo afirmar que as mudanças de estações promovem alterações em nossas vidas, somos parte da natureza  assim como as plantas  e os animais mudam seu comportamento nos também mudamos.

Este artigo não se limita a esclarecer as mudanças de comportamento que a Primavera nos causa, mas  também as mudanças fisiológicas no funcionamento de órgãos e sistemas do nosso organismo, aqui vamos tentar elucidar alguns pontos.

Para a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) cada estação está ligada a  determinados órgãos e sistemas, a primavera em questão está ligada ao Fígado e a Vesícula Biliar. Os canais de energias desses órgãos controlam o bom fluxo de Chi, a saúde de tendões e nervos, os olhos e a emoção da raiva.

Durante a transição de estações do inverno para a primavera tanto o fígado quanto a vesícula biliar podem ficar vulneráveis, suas funções assim como as estruturas a eles relacionadas podem apresentar fragilidade e ou patologias. Para corrigir isso as diversas terapias da MTC podem auxiliar de forma natural e segura.

Leia abaixo alguns sinais e sintomas que a primavera está influenciando no equilíbrio do seu fígado e  vesícula biliar:

  • Rigidez muscular, dores de cabeça mais constantes e dores em geral- O fígado e a vesícula são responsáveis por nutrir os tendões e ligamentos do corpo, por isso você pode notar maior rigidez muscular durante a primavera, consequentemente você pode se sentir mais tenso, tensão na altura dos ombros e nucas geram dores de cabeça, a TPM pode surgir com sintomas acentuados nesse período do ano.
  • Você pode se sentir mais nervoso, irritado e estressado- Devido a fragilidade das ações energéticas de fígado e vesícula seu comportamento pode estar alterado, é fácil perceber pois as mesmas situações que antes não geravam o estado de irritação agora geram e causam tensões e por vezes dores.
  • Os Olhos podem estar muito secos- Este é um sinal clássico do desequilíbrio de fígado.
  • Pode apresentar maior dificuldade digestiva- O fígado e a vesícula têm importante papel na digestão e nesse período do ano vão precisar de uma ajudinha para desempenharem seus papéis de forma eficiente.

figado-e-raiva

Como Melhorar estes Sinais e Sintomas?

Pratique alguma atividade física, alongamentos, caminhadas, corridas ou bike podem favorecer a boa manutenção muscular e prevenir a rigidez e as dores. Experimente um pouco de Lian Gong, Tai Chi ou Qi Gong.

Acalme-se, procure sair de casa e fazer algo que gosta, faça meditações, receba massagens acupuntura ou reiki.

Alimente-se bem, coma verduras frescas, tempere com limão ou azeite, o sabor ácido favorece o fígado e a vesícula.

Beba sucos Detox, isso auxilia o fígado e também favorece a boa digestão.

Mova-se isso move seu Chi, evite ficar estagnado.

e02c8871330fe8ef0030715c4aa04de6

A primavera é a estação das flores e cores, procure aproveitar as mudanças da natureza da melhor forma possível, a prevenção ainda é o melhor remédio, procure auxílio nas terapias da Medicina Tradicional Chinesa  e cuide-se bem.

Conheça mais sobre a MTC

Espaço Horus3

Anderson B. Alonso

Fisioterapeuta, Massoterapeuta, Acupunturista, Terapeuta Holístico e Reikiano nível 3A, é criador do blog Visão Holística, Mora e Atende em Franca e região, trabalha com Terapias Complementares desde 2008.

 

 

Be the first to comment on "Sobre a influência da Primavera"

Deixe uma resposta