Reflexologia Podal na Fibromialgia

A Reflexologia Podal é uma técnica holística de massagem terapêutica que aplica pressões em pontos específicos nos pés, chamados de pontos reflexos. Esses pontos correspondem a órgãos ou regiões do corpo humano.

reflexologia_1

Quando se estimula um determinado ponto do pé, a área correspondente no corpo é beneficiada, e se houver um desequilíbrio o potencial de auto cura intrínseco do corpo é ativado entrando em ação e promovendo a melhora.

A fibromialgia é uma síndrome dolorosa, o indivíduo fibromialgico sente dores difusas pelo corpo, as áreas acometidas são os músculos, tendões, articulações e os tecidos moles. Também é comum a presença concomitante de fadiga, distúrbios do sono, depressão e ansiedade.

O tratamento com a Reflexologia promove alívio das dores musculares e articulares no paciente fibromialgico, além de promover a produção de endorfina e serotonina, neurotransmissores produzidos pela hipófise  e a glândula pineal.

A Endorfina tem um forte efeito analgésico e em estudos recentes vem demostrando também outra forte ação no combate as tensões.

A Serotonina é um neurotransmissor que regula o humor, é conhecida como o hormônio do bem estar, regula o sono, o apetite, a temperatura corporal, o ritmo cardíaco e as funções intelectuais.

auto-estima-bem-estar-1

São encontrados baixos níveis de endorfina e serotonina em pacientes fibromiálgicos, daí a importância e o peso do tratamento natural da Reflexologia para esses pacientes. Além disso o tratamento não oferece efeitos colaterais, o que a torna ainda mais relevante.

O Tratamento

No tratamento com a Reflexologia é feito inicialmente um escaneamento em todos os pontos presentes na planta, nas laterais e no dorso do pé. Neste momento são identificados os pontos reflexos em desarmonia, estes apresentarão dor ao toque ou apresentarão cristais por baixo da pele.

Feito o escaneamento o terapeuta voltará a estimular ou sedar os pontos identificados em desequilíbrio.

Trabalham-se os pontos de cérebro e hipófise para produção de endorfina e serotonina, promovendo analgesia e sensação de bem estar, depois são trabalhados os pontos reflexos correspondentes às regiões do corpo que apresentam dor.

Estudos feitos com pacientes fibromiálgicos submetidos ao tratamento da Reflexologia demonstraram de forma relevante os seguintes efeitos:

  • Melhora da fadiga
  • Melhora na Síndrome do intestino irritável
  • Melhora nos distúrbios do sono
  • Melhora da dor miofacial
  • Melhora da dor nos Tender Points
  • Melhora da Depressão
  • Clareza mental

A Reflexologia Podal consegue atuar nos campos físico, mental e emocional de qualquer pessoa, e indivíduos com fibromialgia podem se beneficiar muito ao se submeter a este tratamento.

Duração do Tratamento Com Reflexologia

Costumo dizer aos meus pacientes tanto fibromiálgicos quanto não que, os efeitos serão mais bem percebidos após a terceira sessão.

Basicamente é administrada uma sessão por semana, porém em casos mais graves em que a dor ou desconforto são mais acentuados são realizadas duas sessões por semana.

Dessa forma a Reflexologia vai ativando o potencial de auto cura do corpo, este por sua vez atuará onde existem necessidades de harmonização. Promove a oportunidade de reequilíbrio do organismo, aliviando ou sanando dores físicas, mentais e emocionais.

O tratamento com a Reflexologia é considerado um tratamento Holístico, pois visualiza o indivíduo como um todo, e consegue atuar nos diferentes níveis do ser.

Se você tem fibromialgia procure um terapeuta capacitado para lhe oferecer esta ótima ferramenta chamada Reflexologia Podal, isso sem dúvida pode melhorar sua qualidade de vida.

PENTAX Image

Anderson B. Alonso

Fisioterapeuta, Massoterapeuta, Acupunturista, Terapeuta Holístico e Reikiano nível 3A, é criador do blog Visão Holística, trabalha com Terapias Complementares desde 2008.

2 Comments on "Reflexologia Podal na Fibromialgia"

  1. Alberto Soares | 11/12/2015 at 15:38 | Responder

    Gostei da matéria, parabéns.

  2. Adorei esse artigo, de fato resume tudo o que senti com o tratamento ! Depois que comecei a fazer essa terapia melhorei mto, consegui controlar as dores, eu indico, sou paciente do Dr. Anderson.

Deixe uma resposta