Os 5 Elementos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC)

Os relatos mais antigos encontrados sobre os 5 Elementos  datam do período da guerra entre os Estados na China, cerca de (476 a 221 a.c). Um livro deste mesmo período diz “O céu envia as 5 habilidades e as pessoas as usam”. Neste momento em questão os 5 elementos também eram conhecidos como 5 habilidades.

A partir do momento que iniciou-se o uso da teoria dos 5 elementos pôde-se dizer que houve o surgimento da medicina científica, o início da partida do xamanismo. Os curadores deixaram de procurar as causas das dores e doenças no mundo sobrenatural e começaram observar os acontecimentos da natureza e do homem.

Utilizando uma combinação de métodos indutivo e dedutivo começaram encontrar padrões, e estendendo essa compreensão, aplicaram o novo conhecimento nas interpretações das mais diversas patologias.

Os 5 Elementos como qualidades básicas

Segundo o Shang Shu, escrito durante a dinastia ocidental Zhou, diz que ” Os 5 Elementos são a Água, o Fogo, Madeira, Metal e Terra. A Água umedece em descendência, o Fogo chameja em ascendência, a Madeira pode ser dobrada e esticada, o Metal pode ser moldado e endurecido, a Terra permite a disseminação, o crescimento e a colheita.

400445

Aquilo que absorve e descende (elemento Água) apresenta sabor salgado, o que chameja em ascendência (elemento Fogo) apresenta sabor amargo, o que pode ser dobrado e esticado (elemento Madeira) apresenta sabor azedo, o que pode ser moldado e endurecido (elemento Metal) apresenta sabor picante e o que dissemina, cresce e colhe (elemento Terra) apresenta sabor doce.

Estas afirmações mostram claramente  que os 5 elementos  simbolizam e expressam 5 qualidades inerentes ou fenômenos naturais. Quando se refere aos sabores dos 5 elementos, está se referindo mais a composição química do que aos sabores propriamente ditos.

O Movimento dos 5 Elementos

Os 5 Elementos também simbolizam 5 Movimentos distintos. A Madeira representa o movimento expansivo e exterior em todas as direções, o Fogo indica movimento em ascendência, a Terra representa a estabilidade a neutralidade, o Metal representa o movimento contraído, interior, a Água representa o movimento descendente.

e02c8871330fe8ef0030715c4aa04de6

Órgãos e Vísceras dos 5 Elementos.

O elemento Madeira apresenta como órgão o Fígado e a víscera Vesícula Biliar, o elemento Fogo apresenta o órgão Coração e a víscera Intestino Delgado, o elemento Terra apresenta os órgãos Baço e Pâncreas, e a víscera Estômago, o elemento Metal apresenta o órgão Pulmão e a víscera Intestino Grosso, o elemento Água apresenta o órgão Rim e a víscera Bexiga.

Ciclo de Geração e Dominância dos 5 Elementos

Geração: Implica na geração e movimento. Essa relação é conhecida como relação de mãe e filho. Madeira gera Fogo, Fogo gera Terra, Terra gera Metal, Metal gera Água e Água gera Madeira.

Dominância: Significa que causa controle ou restrição. Cada elemento gera controle sobre outro específico. Madeira domina a Terra, Terra domina a Água, Água domina o Fogo, Fogo Domina o Metal, Metal domina a Madeira.

Veja a Tabela abaixo e conheça mais características dos 5 Elementos

tabela_cinco_elementos

A Teoria dos 5 Elementos vai muito além do que mencionei neste artigo, é utilizada tanto para diagnóstico quanto para tratamento, se você caro leitor(a) quer saber mais sobre a teoria dos 5 elementos e da MTC siga o link abaixo.

Conheça mais sobre a MTC

Espaço Horus3

Anderson B. Alonso

Fisioterapeuta, Massoterapeuta, Acupunturista, Terapeuta Holístico e Reikiano nível 3A, é criador do blog Visão Holística, Mora e Atende em Franca e região, trabalha com Terapias Complementares desde 2008.

 

3 Comments on "Os 5 Elementos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC)"

  1. Sonia Gibim | 03/10/2016 at 15:28 | Responder

    Olá Anderson, muito bom seu post e útil também, principalmente pra mim que sou Massoterapeuta. Parabéns! continue escrevendo e ensiando porque para
    aprender sempre tem tempo e espaço! Abraço!

  2. Olá Anderson! Estes dois livros estão á venda ? Como faço para comprar? Abração.

    • Anderson Alonso | 22/05/2017 at 20:09 | Responder

      Olá Julio como vai? Olha não são livros são cursos online, basta clicar na imagem que será direcionado a página de vendas, lá vc encontrará trechos das aulas desta coletânea de cursos. Abraço

Deixe uma resposta