Óleos essenciais para distensões musculares

Óleos essenciais para distensões musculares

Existem inúmeros componentes vitais na manutenção e recuperação da saúde. Terapias holísticas e naturais podem ser grandes aliadas em uma jornada de cura e transformação, conceitos da antiguidade vêm se mostrando muito eficientes em tratamentos das mais diversas desarmonias físicas, mentais, emocionais e espirituais.

Você aprende a cuidar de si e de outros proporcionando bem estar de forma simples e natural, o que é melhor.

A Aromaterapia ou Medicina Aromática é a arte de cura do corpo através da utilização de óleos essenciais destilados a partir de diferentes partes de plantas, proporcionando os seguinte efeitos:

  • Analgesia
  • Efeito Antinflamatório
  • Alivia e combate infecções dermatológicas
  • Efeito Expectorante
  • Efeito Cicatrizante
  • Efeito Anticéptico
  • Efeito Germicida

História da Aromaterapia.

Culturas antigas como a indiana e chinesa contém documentos históricos sobre a importância e utilização dos óleos essenciais na medicina tradicional. Tais documentos citam a existência de destilarias primitivas funcionando a todo vapor há 5.000 anos.

Hipócrates, considerado o pai da medicina utilizava diversos métodos de empregar a aromaterapia para os mais diversos males.

Os antigos egípcios tinham admiráveis tradições aromáticas, médicos de todo o mundo iam ao Egito em busca de conhecimentos do emprego de aroma na medicina.

Aromaterapia no Ocidente

Acredita-se que a aromaterapia foi introduzida no Ocidente no período das Cruzadas. Existem inúmeros registros da utilização de óleos essenciais para combater a peste e para cura de lesões de guerra.

Desse período em diante diversas pesquisas forma e continuam sendo feitas em múltiplos ramos da saúde, empregou-se a aromaterapia em soldados feridos, em pacientes de hospitais psiquiátricos, cura de queimaduras, fins estéticos e etc.

Aplicando a aromaterapia nas distensões musculares

Par quem pratica atividade física, a aromaterapia funciona muito bem como uma forma de tratamento holístico de lesões. É possível promover efeitos antinflamatórios e analgésicos com a utilização dos óleos essenciais.

Deixo aqui uma receita básica e pratica tirada do livro “The Complete Book of Essential Oils & Aromatherapy” de  Valerie Ann Worwood que você pode experimentar para uma distensão muscular.

Usar blocos de gelo inteiros ou triturados ( em sacos plásticos) no local da distensão, 4 vezes ao dia, de 15 a 20 minutos por aplicação. Se a pessoa tem hipersensibilidade ao frio, utilizar sobre a pele uma toalha de banho e sobre esta colocar o gelo.

  • 10 gotas de Alecrim
  • 10 gotas de Eucalipto
  • 10 Gotas de hortelã pimenta

Diluir esta mistura em 2 colheres de sopa de óleo de massagem e aplicar no local da distensão com massagem leve e superficial.

Após 48 horas mudar para compressas quentes no local, colocar 2 gotas de alecrim e duas gotas de lavanda massageie de forma leve e superficialmente. Utilize um tensor ou faixa e envolva a região da lesão.

Esta terapia pode ser de grande valia no tratamento das distensões musculares, promove analgesia de forma simples eficaz. É importante salientar que tais dicas não substituem o atendimento médico convencional.

Na verdade a aromaterapia assim como outras tantas terapias holísticas e naturais são classificadas hoje como complementares ao tratamento médico ocidental. Mulheres grávidas, idosos, pessoas em tratamento homeopático, hipertensos e epiléticos devem informar a seu médico a respeito dessa terapia complementar.

Autor: Anderson B. Alonso

Be the first to comment on "Óleos essenciais para distensões musculares"

Deixe uma resposta