O Yin e o Yang

Existe muita abstração aqui no ocidente quando se fala de Yin e Yang, das mais estranhas concepções a eles direcionadas a mais bizarra seria afirmar que se tratam de Bem e Mal. Para elucidar um pouco este tema desde o início deste artigo digo que Yin e Yang nada mais são que duas polaridades da mesma energia.

Energia, isso mesmo, nada mais são que expressões de uma mesma energia. O conceito de Yin e Yang é ao mesmo tempo simples e complexo, pode-se entende-los de forma racional e ainda encontrar novas expressões na vida diária que ainda não havia se observado.

A teoria do Yin e Yang juntamente com a teoria do Chi tem permeado a filosofia chinesa a milênios, sendo totalmente abstrata aos conceitos filosóficos do ocidente.

Natureza dos conceitos da Energia Yin e Yang

Na concepção chinesa tratam-se do lado escuro e ensolarado de uma mesma colina. o carácter Yin representa o lado escuro já o carácter Yang representa o lado ensolarado da colina. Este exemplo simplifica de forma clara que tratam-se de manifestações diferentes em uma mesma colina, totalmente livres de concepções bizarras ou religiosas.

Os chineses creditam a esta energia todos os fenômenos e reações animadas ou inanimadas. Ela seria também responsável pela criação do universo por meio de dois aspectos opostos e complementares.

tao10

A visão de mundo dos chineses, formulada há aproximadamente 4 mil anos baseia-se na concepção de que o universo é dividido entre esses dois polos e de que todas as coisas a ele pertencentes são regidas por essas polaridades. O Yin, escuro e de polaridade negativa, e o Yang, claro e de polaridade positiva, são ao mesmo tempo forças antagônicas e equilibradoras.

A energia yin tem, em princípio, o mesmo valor da yang. A exacerbação ou deficiência de uma delas gera um desequilíbrio, intervindo na harmonia homeostática. Isso significa que o fluxo harmonioso dessas duas energias, em intensidade e qualidade, é responsável pelo equilíbrio do organismo.

Observe o símbolo yin e yang: o círculo representa a totalidade, a forma arredondada do planeta; as polaridade são expressas pelas partes clara (yang) e escura (yin); o yin penetra no yang e vice versa, dando a ideia da existência de movimento constante.

Isso significa que não há elemento totalmente yin ou yang; cada aspecto da energia contém a semente do elemento oposto, chamada popularmente de jovem yin ou jovem yang. Tudo é relativamente yin e yang, não existindo neutralidade absoluta. Da maneira mais radical yin pode produzir yang e vice – versa.

Representações  Comuns de Yin e Yang

Yin Yang
Lua Sol
Terra Céu
Frio Calor
Feminino Masculino
Repouso Atividade
Escuro Claro
Direita Esquerda
Baixo Alto
Pesado Leve
Sangue Energia
Doenças crônicas Doenças agudas
Norte-oeste Sul-leste
Pressão baixa Pressão alta
Concentração/retração Expansão/dilatação
Interior Exterior

Conheça mais sobre a MTC

Espaço Horus3

Anderson B. Alonso

Fisioterapeuta, Massoterapeuta, Acupunturista, Terapeuta Holístico e Reikiano nível 3A, é criador do blog Visão Holística, Mora e Atende em Franca e região, trabalha com Terapias Complementares desde 2008.

Be the first to comment on "O Yin e o Yang"

Deixe uma resposta