Fígado o General

O Fígado é a maior glândula do corpo, fica a direita em nosso tronco, recebe produtos hidrossolúveis da digestão através da veia porta, essa o liga ao intestino. O fígado tem funções  que não acabam mais : metaboliza carboidratos, lipídeos, proteínas e grande parte do álcool ingerido.

Ele produz 70% de nosso colesterol, ativa vitaminas, sintetiza aminoácidos, ácidos graxos, triglicerídeos, proteínas, ureia, glicose e glicogênio. Também é responsável por armazenar o glicogênio que será utilizado nos músculos, armazena o ácido fólico e as vitaminas A, E, K e B12.

Na concepção da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) o fígado é conhecido como o General, é responsável pelo calmo fluir de inúmeras substâncias pelo corpo, pela regularidade das funções corporais e por comandar nossas forças.

Adivinhem quem tem o comando do fluxo de Chi? Isso mesmo, o fígado é quem tem esse poder, portanto todas as funcionalidades dependentes do Chi dependem do bom funcionamento do fígado. Tem importante papel na digestão por deter o controle da secreção biliar.

Uma de suas muitas funções mais interessantes segundo a MTC é a capacidade de harmonizar emoções, proporcionando ambiente favorável a um estado mental sereno. Quando em desarmonia pode ser responsável por ataques de fúria frente situações um tanto quanto rotineiras e cotidianas.

Outra função interessante tem relação com o repouso e o movimento. Quando repousamos nosso fígado armazena e cuida de nosso sangue, mas quando nos levantamos e nos esforçamos o fígado libera o sangue para que ele flua livremente por todo o nosso corpo.

Meridiano do Fígado

O meridiano ou canal energético do Fígado apresenta 14 pontos bilaterais em nosso corpo, começa no hálux o dedão do pé, segue pelo dorso do pé, face interna da perna e coxa, ganha o abdome e termina no 6° espaço intercostal.

meridiano-do-figado

É um meridiano de polaridade Yin, tem como meridiano acoplado a Vesícula Biliar, pertence ao elemento Madeira. O horário de maior atuação segundo o relógio cósmico da MTC seria da 1 h às 3 h da madrugada.

O meridiano do fígado comanda muitas funções desse órgão, especialmente as relacionadas ao metabolismo, com a sexualidade, com a visão e com os tendões.

Por armazenar o glicogênio e transformar em glicose quando necessário se torna um fornecedor constante de vida ao nosso cérebro visto que este não possui a capacidade de armazenar glicose.  Esse é um dos motivos pelos quais os chineses consideram o fígado tão vital para o pensamento.

Sintomas de alterações energéticas do fígado:

Sintomas de Excesso de Chi- cólera, dores de cabeça, boca amarga, conjuntivite, dores no aparelho genital.

Sintomas de insuficiência de Chi: zumbido no ouvido, frigidez, impotência, fezes escuras ou amareladas, tontura.

 

Aprenda mais sobre a MTC  clique aqui 

image

 

Anderson B. Alonso

Fisioterapeuta, Massoterapeuta, Acupunturista, Terapeuta Holístico e Reikiano nível 3A, é criador do blog Visão Holística,Mora e Atende em Ribeirão Preto e região, trabalha com Terapias Complementares desde 2008.

2 Comments on "Fígado o General"

  1. Olá. Gostaria saber qual a solução para pessoas com Hepatite C (meu caso). Minhas funções hepáticas estão normais, segundo os exames, mas existe este vírus e a gordura do fígado. Estou realizando meu terceiro tratamento e espero que desta vez funcione, mas sempre tive essa dúvida: até que ponto a hepatite C interfere no padrão energético do fígado!

    • Anderson Alonso | 17/10/2017 at 11:46 | Responder

      Olá Cesar obrigado por seu comentário. Respondendo sua questão a hepatite C interfere profundamente no padrão energético do fígado e isso gera uma desarmonia no livre fluxo de energia pelo corpo todo, a solução é buscar junto ao tratamento convencional de nossa medicina o tratamento alternativo que cuidará de sua energia vital. Os tratamentos podem ser a base de ervas, vitaminas, acupuntura, homeopático, espirituais, yoga, reiki etc. Abraço

Deixe uma resposta