O Estresse e Você

Muitas vezes em nossas vidas temos a sensação de estarmos sendo oprimidos pelas tarefas que temos de cumprir durante o dia: casa, trabalho, família, etc. Essa sensação não é rara para a maioria da humanidade.

De acordo com o Home Health Handbook, o estresse é definido como a resposta do organismo às condições externas, também conhecidas como fatores estressores, que perturbam o nosso equilíbrio.

Qualquer circunstância ou evento que desperte emoções pode nos causar estresse, até mesmo uma mudança para melhor nos causa estresse, temos tendência a permanecer em zonas de conforto.

O engraçado é que não só as principais ocorrências em nossas vidas nos causam estresse, as pequenas  também nos causam desconforto, ocorrências simples como, esperar um ônibus que está atrasado, esperar em uma fila.

Porém é importante lembrar que, o que é estressante para mim pode não ser para você, vai depender do estado psíquico do indivíduo, do padrão de pensamento que trazemos no dia a dia.

Depois de saber disso você deve estar se perguntando, bem o que posso fazer para melhorar meu estresse? Um exemplo simples, se está sofrendo de estresse por um evento como a perca do emprego, tente manter a força de ir adiante, mantenha o humor principalmente consigo mesmo, e busque maneiras de lhe dar com essa mudança de forma mais eficaz e natural.

Tente conversar com alguém de sua confiança e comente sobre seus sentimentos frente à situação. Procure levar a vida com um pouco mais de flexibilidade e vá se ajustando. A solução fica mais clara de se ver quando a mente está serena.

Se estiver sofrendo de estresse por irritações diárias então precisa urgente de uma mudança no seu estilo de vida. Procure atividades que lhe dê prazer e que lhe tire o foco das irritações.

No entanto é preciso que saiba que os sintomas do estresse podem permanecer por semanas, o importante é reconhecer que sofre de estresse e mantenha o foco na melhora.

Um médico, psicólogo, fisioterapeuta, massoterapeuta e ou nutricionista podem te ajudar nessa hora. Aliás, é sempre bom procurar um desses profissionais da área da saúde, crie o hábito de visão preventiva, não espere que o estresse e outras doenças oportunistas se enraízem no seu organismo.

Repita para você todos os dias os 5 princípios do Reiki:

  • Só por hoje não se preocupe.

  • Só por hoje não se zangue.

  • Só por hoje, tenha gratidão com as bênçãos que recebe.

  • Hoje e sempre, ganha teu pão diário com honestidade.

  • Hoje e sempre, seja gentil com todos os seres vivos.

Namastê.

Anderson B. Alonso

Fisioterapeuta, Massoterapeuta, Acupunturista, Terapeuta Holístico e Reikiano nível 3A, é criador do blog Visão Holística, trabalha com Terapias Complementares desde 2008.

Be the first to comment on "O Estresse e Você"

Deixe uma resposta