O Estresse de sua Vida

Quando menos se espera ele bate a sua porta, e ao atender essa porta você percebe que ele o “Estresse” já entrou, sentou-se com os pés no sofá e tomou conta do controle remoto de sua vida. Passamos por uma Pandemia de Estresse e o pior, acreditamos que isso é natural.

Todos os dias você acorda em um pulo só com o despertador, prepara e engole o café, encara o trânsito para o trabalho e enfim chega. Aí vem as obrigações do trabalho, o chefe e os “amigos” de expediente e interagem com você, na maioria das vezes de forma ríspida e sorrateira, pra não dizer traiçoeira.

Então as horas correm e termina seu dia de trabalho, você encara o trânsito novamente, passa no mercado, fica na fila do açougue e depois dirige-se a fila do caixa, saí do mercado e dirige-se para casa. Agora começam as rotinas do lar, limpar, arrumar, cozinhar, jantar, escovar os dentes e se preparar para dormir e no dia seguinte começar tudo novamente.

Parece Estressante? Parece Familiar? E olha que existem rotinas ainda mais complexas e estressantes que este exemplo acima citado. Agora imagine essa correria por um mês, um ano ou então imagine manter esse ritmo pelos 30 ou 35 anos de trabalho para se ter direito a tão sonhada aposentadoria.

Posso afirmar que para a maioria das pessoas nesse mundo cotidiano trata-se de algo extremamente natural e até em certo ponto “fisiológico” do ser humano. Não é de minha intenção dizer a todas essas pessoas que elas estão erradas, no entanto convido a todos e todas a pararem e observarem alguns sinais e sintomas.

Segundo os conceitos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) o homem é mais saudável quando se aproxima daquilo que lhe é mais natural, ou seja, daquilo que não agride de forma prejudicial o bom funcionamento do organismo.

O Estresse é considerado hoje o maior causador de uma centena de dores e doenças no ser humano moderno. Se está estressado, a MTC diz que o Fígado será o primeiro órgão atingido, diz ainda que a Vesícula Biliar também será afetada. Em MTC o Fígado cuida do livre fluxo da energia vital pelo corpo, cuida dos olhos, dos tendões e nervos e mais uma infinidade de coisas.

1-estresse-1

A Vesícula Biliar cuida da qualidade do sono e também está ligada as mesmas estruturas que o Fígado rege. Resultado inicial seria :

  • Insônia
  • Alergias ou problemas oculares
  • Tendinites em uma ou mais regiões do corpo
  • Inflamações dos mais diverso Nervos pelo corpo (ex. Ciático, Trigêmeo etc)
  • Falta de criatividade
  • Falta de ânimo
  • Nervosismo fora do comum
  • Enfraquecimento das unhas ou cabelos
  • Dores Musculares
  • Depressão
  • Outros

Desperte já

Se você se viu em pelo menos três das situações sitadas acima busque auxilio para melhorar sua qualidade de vida. Faça atividades que lhe dê prazer, é sempre bom uma válvula de escape.

running-on-the-beach-beach

Tome um bom chá, respire corretamente, medite, leia um livro, faça massagens, acupuntura, Lian Gong, Tai Chi. Vá a um cinema, namore, adote um animal enfim são tantas coisas que podem e devem ser feitas para amenizar os efeitos nocivos desse nosso já tão conhecido Estresse.

dogteaparty

Pense, para e respire, não espere os efeitos do estresse se consolidarem em seu corpo físico e mental. Cuide-se.

Conheça mais sobre a MTC

Espaço Horus3

Anderson B. Alonso

Fisioterapeuta, Massoterapeuta, Acupunturista, Terapeuta Holístico e Reikiano nível 3A, é criador do blog Visão Holística, Mora e Atende em Franca e região, trabalha com Terapias Complementares desde 2008.

 

 

2 Comments on "O Estresse de sua Vida"

  1. Está tudo completamente certo. Mas como a pessoa vai encaixar actividades relaxantes numa agenda que já é cheia? Encaixar essas actividades em alguém que está já completamente consumido pela sociedade implicaria dizer não a muitas coisas, situação tal que geraria também grande stress, tentar mudar estilo de vida, ter explicações a dar a patrão, família etc… Dizer para praticar actividades relaxantes a uma pessoa que tem grandes responsabilidades, trabalho, filhos, sustentar uma casa é uma gerador de mais stress para essa pessoa, a pessoa simplesmente não pode chutar o balde e tirar uma hora ou duas para ir para o ginásio, fazer acupunctura e deixar as tarefas todas para traz. Isso é uma situação que a pessoa tem de aprender a ter um ritmo de vida higiénico e tentar manter sempre isso desde muito cedo. É só a minha opinião, estamos num mundo onde toda a gente aconselha toda a gente a relaxar, mas simplesmente poucos conseguem mesmo realizar isso sem prejudicar as suas vidas.

    • Anderson B. Alonso | 03/12/2016 at 19:56 | Responder

      Olá Miguel, primeiramente muito obrigado por deixar sua opinião, cada um tem um ponto de vista e você explanou muito bem o seu.
      Em Segundo momento devo também deixar minha opinião sobre suas palavras. Não concordo que encaixar uma atividade relaxante na rotina seja mais um causador de Estresse, e concordo menos ainda que todos nós nesse mundo cada vez mais agitado e competitivo devemos nos adaptar desde cedo aos fatores que nos distanciam da naturalidade orgânica de uma vida saudável. Acredito que parar para respirar corretamente, tomar um chá, viajar nos finais de semana, pegar um cineminha, dançar, pedalar, cantar ou até mesmo tirar um tempo para a acupuntura não prejudica a vida cotidiana em nada. Não se deve acostumar com as dores, com as frustrações, com o mal funcionamento do organismo, com a insônia. Algo deve ser feito e já, a saúde física e mental é algo precioso demais para ser deixados de lado, observe os sinais e sintomas, o corpo fala, e ele é imensamente mais sábio do que o mais sábio de nós hoje.

Deixe uma resposta