O Estômago na MTC

O Estômago é uma dilatação do tubo digestivo, localiza-se logo abaixo do diafragma, projetando-se medianamente e a esquerda na porção superior do abdome. Recebe o bolo alimentar e mistura-o com os sucos gástricos.

Forma-se assim uma pasta semifluida conhecida como quimo, que pouco a pouco vai descendo e sendo digerida também pelo intestino delgado. O estômago se divide em partes:

  • Cárdia: região em que se liga ao esôfago.
  • Corpo: porção central, onde ocorre a secreção de enzimas digestivas que se misturam ao bolo alimentar para formar o quimo.
  • Fundo: é a porção mais alta, uma espécie de reservatório.
  • Antro: porção mais distal, auxilia na mistura do alimento com as enzimas digestivas.
  • Piloro: esfincter que regula a velocidade de saída do quimo para o intestino delgado.images (10)

O Estômago na Medicina Tradicional Chinesa (MTC)

Na tradição chinesa, o estômago recebe e amadurece o alimento e os fluidos ingeridos, separa a parte pura que seguirá para o baço tornando-se matéria prima para o sangue e para o Chi, já a parte impura seguirá ao intestino delgado onde sofrerá mais uma seleção. A energia do estômago é responsável por mover a comida para baixo.

O Estômago é a víscera que está intimamente associada ao Baço/Pâncreas, havendo ligações fortíssimas e comuns tanto na fisiologia quanto na patologia. São complementares, enquanto o estômago governa o movimento de descida das frações impuras dos alimentos, o Baço/Pâncreas governa o movimento de subida das frações mais puras.

Quando o Estômago e o Baço/Pâncreas funcionam bem nosso Chi, nosso sangue e nossos fluidos corporais são gerados adequadamente, garantindo uma base sólida para saúde. A desarmonia em ambos nos descentraliza, desestabiliza e nossa estrutura fica frágil a ponto de ruir.

O Meridiano do Estômago

O meridiano ou canal energético do Estômago apresenta 45 pontos bilaterais em nosso corpo, começa na cabeça logo abaixo dos olhos, cruza a face, o pescoço, o tórax e o abdome, ganha o membro inferior e termina na extremidade do segundo dedo do pé, no leito ungueal.

estomago-1-721x1024

estomago-2-759x1024

É um meridiano de polaridade Yang, tem como meridiano acoplado o Baço/Pâncreas, pertence ao elemento Terra. O horário de maior atuação segundo o relógio cósmico da MTC seria das 7 h às 9h.

Sintomas de alterações energéticas do Estômago:

Sintomas de excesso de Chi – dor epigástrica, espasmos faciais, acne, gastrite…

Sintomas de deficiência de Chi – fezes malformadas, pés frios, fadiga, indisposição…

 

Anderson B. Alonso

Fisioterapeuta, Massoterapeuta, Acupunturista, Terapeuta Holístico e Reikiano nível 3A, é criador do blog Visão Holística,Mora e Atende em Ribeirão Preto e região, trabalha com Terapias Complementares desde 2008.

Conheça e Trabalhe com a Auriculoterapia image (1)

 

 

Be the first to comment on "O Estômago na MTC"

Deixe uma resposta