O Coração a morada da Mente (MTC)

O coração é um órgão oco que funciona como uma bomba propulsora contrátilórgão muscular que apresenta 4 cavidades: 2 átrios ou aurículas (direito e esquerdo) e 2 ventrículos (direito e esquerdo). Recebe e bombeia o sangue para todo o nosso corpo.

O sangue venoso, pobre em oxigênio chega no átrio direito passa ao ventrículo direito e é enviado aos pulmões, onde o ar que respiramos é transmitido as células sanguíneas responsáveis por carrear o oxigênio, as famosas hemácias. Em seguida esse sangue agora rico em oxigênio retorna ao coração, entra pelo átrio esquerdo, passa ao ventrículo esquerdo e é enviado para todo o corpo.

Coração e a Medicina Tradicional Chinesa (MTC)

Para a MTC o coração faz tudo o que foi citado acima, porém vai mais além que a anatomia e fisiologia, ele também abriga a Shen Mente, Consciência ou Espírito, que é dependente do Chi e do sangue para estar bem. Uma mente em desarmonia gera insônia, muitos sonhos, histeria, comportamento irracional e até delírios.

773d51_cac516da9ddc2f50f1da5efed605e80a

Ainda na concepção chinesa, o coração é quem aquece nosso corpo, comanda ou governa nosso sangue e todos os vasos sanguíneos, o que fica fácil de entender pois o sangue é enriquecido e ejetado para todo o corpo devido a força contrátil do coração, e o sangue precisa dos vasos para chegar ao seu destino e cumprir sua missão. Todos são peças fundamentais que formam esse maravilhoso conjunto.

O Meridiano do Coração

O meridiano ou canal energético do Coração apresenta 09 pontos bilaterais em nosso corpo, começa no oco axilar, passa pela face interna do braço, segue pelo antebraço, cruza o punho por sua parte mais interna e vai terminar na extremidade medial do dedo mínimo.

m coração OK

É um meridiano de polaridade Yin, tem como meridiano acoplado o Intestino Delgado, pertence ao elemento Fogo. O horário de maior atuação segundo o relógio cósmico da MTC seria das 11 h às 13 h. Fato curioso é que este é o horário de maior incidência de Infarto.

O meridiano age sobre o órgão, a circulação sanguínea, a temperatura do corpo e também sobre o psiquismo. Se estamos eufóricos, hiper exitados, sisudos ou fechados, é como se os movimentos cardíacos normais estivessem “desregulados”.

Sintomas de alterações energéticas do Coração:

Sintomas de Excesso de Chi – rosto avermelhado, dores no coração, dores na face interna do braço, superexcitação, insônia.

Sintomas de Deficiência de Chi – rosto pálido, depressão, angústia e membros frios.

Aprenda mais sobre a MTC  clique aqui 

image

Anderson B. Alonso

Fisioterapeuta, Massoterapeuta, Acupunturista, Terapeuta Holístico e Reikiano nível 3A, é criador do blog Visão Holística,Mora e Atende em Ribeirão Preto e região, trabalha com Terapias Complementares desde 2008.

 

Be the first to comment on "O Coração a morada da Mente (MTC)"

Deixe uma resposta