O Chi – Energia Vital

O Chi é a força da vida, o sopro vital, onipresente e imaterial, anima todos os seres vivos e permeia o universo. Para os chineses o Chi é percebido funcionalmente pelo que faz.

Existem três fontes de Chi em nós, a primeira vem de nossos pais, que nos transmitiram o Chi Original, ou Pré-Natal, na hora da concepção, este Chi é o responsável por nossa constituição física e fica armazenado nos rins.

A segunda fonte é o Chi dos grãos e líquidos, ou seja essa fonte é dependente de nossa alimentação é a essência absorvida dos alimentos, metabolizada e transformada em energia útil  que será utilizada nos trabalhos celulares em geral.

A terceira fonte de Chi vem do Ar, conseguimos absorver através da respiração feita pelos pulmões, uma boa mecânica respiratória promove uma boa captação do Chi do ar, daí a importância de se respirar direito, de não fumar ou de morar em uma região que o ar é mais puro livre de poluição.

Dentro de nós o Chi assume uma variedade de funções, entre elas cinco se sobressaem que são:

  1. Ele é fonte de tudo que se movimenta em nosso corpo.
  2. Ele nos aquece.
  3. Nos protege contra agentes patogênicos.
  4. Governa a retenção de substâncias e mantém os órgãos no lugar.
  5. Garante a harmonia das transformações internas.

 

O Chi circula livremente no universo e dentro de nós, quando seu fluxo é impedido, retido ou bloqueado, surgem as desarmonias que se manifestarão no plano mental, emocional e chegará ao plano físico como dor ou doença. O problema é que vivemos em ambientes propícios ao surgimento de bloqueios, e pior não fazemos por onde recuperar a harmonia e o livre fluxo do Chi.

Não nos alimentamos corretamente na correria do dia a dia, não nos exercitamos com a intensidade e a frequência necessária para manter a saúde, nem ao menos nos damos conta de respirarmos corretamente durante o dia, nossa respiração é mecânica curta e insuficiente para nutrir bem nosso organismo de Chi.

O estado de homeostasia orgânica não é algo estático, na verdade nossa homeostasia é extremamente dinâmica, nosso corpo está sempre reagindo tentando voltar ao estado de equilíbrio mais adequado para as situações do momento.

Um exemplo, se entrarmos em um ambiente frio começamos a tremer, esses tremores são uma tentativa do nosso corpo aumentar ou manter nossa temperatura,  se entrarmos em um ambiente muito quente começamos a suar, o suor é uma tentativa de resfriamento do nosso corpo. Se estamos frente uma situação de perigo, nosso organismo libera a adrenalina e o cortisol, substâncias que promovem reação de luta ou de fuga.

Existem tantas ações nas tentativas de se aproximar do estado de equilíbrio que não seria prudente tentar enumera-las aqui, no entanto o que fica claro é que para ocorrerem necessitam de energia ou seja do Chi. O tempo todo estamos consumindo essa energia porém não a repomos na mesma medida que gastamos.

Ficamos doentes, físico ou mentalmente, envelhecemos mais rápido, perdemos o nosso humor, tudo isso dia pós dia, sem ao menos nos darmos conta que, medidas simples podem nos recarregar dessa maravilhosa energia.

O que fazer?

Comece pela alimentação, você é o que come, se ingere alimentos poucos sudáveis, verá o reflexo em seu corpo e em seus pensamentos. Dê preferencia a alimentos ricos em nutrientes, coloque os cinco sabores nas refeições do dia, são eles o sabor ácido, amargo, doce, picante e salgado, tudo com bastante prudência é claro.

Respire de forma adequada, dedique um tempo de seu dia para uma meditação ou uma pratica corporal onde a respiração é priorizada, isso oxigenará melhor suas células, seu cérebro e pode trazer um grande impacto positivo na sua vida. Posso ser mais direto, pratique Lian Gong em 18 Terapias, é uma ótima ginástica que beneficia a respiração e faz circular o Chi.

Lian Gong viãso holística

Cuide de seus Rins, beba mais água ao invés de álcool, ingira frutas ricas em água, crie o hábito de andar com uma garrafinha, dessa forma fica mais fácil saber a quantidade de água ingerida no dia.

Busque um estilo de vida voltado ao beneficiamento do Chi, pois enquanto tiver Chi circulando de forma livre em você a vida também circula livre. Pense nisso.

Conheça mais sobre MTC clique aqui

Espaço Horus3

 

 

Anderson B. Alonso

Fisioterapeuta, Massoterapeuta, Acupunturista, Terapeuta Holístico e Reikiano nível 3A, é criador do blog Visão Holística, trabalha com Terapias Complementares desde 2008.

 

 

 

3 Comments on "O Chi – Energia Vital"

  1. Muito bom!!

  2. Precisamos deste tipo de leitura voltada a uma boa orientação

  3. Regina Helena Garcia Madeira | 09/07/2016 at 11:19 | Responder

    Sem palavras!!!! Prezo sempre a Sorte de ter tido uma excelente criação e consequentemente a continuação não poderia ser diferente. É muito bom saber que muitas pessoas estão se voltando para esse tipo de Vida.

Deixe uma resposta