Longevidade Saudável

Existem algumas regras básicas para se ter boa saúde e vida longa, no entanto parece que temos vocação para esquece-las ou ignorá-las na maior parte da vida. Um velho provérbio chines diz que” o segredo da longevidade é comer a metade, andar o dobro e rir o triplo.

Dieta Apropriada

Partindo daí fica mais fácil entender aquela velha

frase “você é aquilo que come”, e realmente enxergo muita lógica nesta frase, para exemplificar vou citar os extremos. Uma pessoa que ingere altos níveis de gordura nos alimentos se torna obeso, certo? Uma pessoa que não come o necessário para boa manutenção do corpo se torna desnutrido. Ambos os casos são patológicos e resultantes da ingestão de muito ou pouco alimento.

A boa dica é educar-se buscar o equilíbrio, devemos  olhar para as reais necessidades do nosso organismo e supri-las com uma alimentação rica de nutrientes no entanto sem pecar no excesso ou na falta.

Sono Adequado

Passamos um terço de nossas vidas dormindo, mas nos dias contemporâneos vamos dormir cada vez mais tarde e começamos a rotina de trabalho logo cedo, isso promove o acúmulo de fadiga, aumenta o estresse e nos torna mais suscetíveis a doenças oportunistas, e como gostamos de dar brecha as tais doenças não é mesmo?

Não há dúvidas que a frase ” quem cedo deita, cedo levanta” esta intimamente relacionadas com longevidade, o sono adequado é um sono reparador,  e esse nome já diz tudo.

Eliminação Adequada

Os intestinos também estão relacionados com uma vida longa e saudável, sem esvaziá-los não podemos viver, ficamos “enfezados” cheios de fezes e toxinas em nosso organismo. A dieta inadequada, rica em alimentos difíceis de serem digeridos podem prejudicar a eliminação do impuro e a absorção do puro.

A quantidade  e a qualidade do que é ingerido determina como será nossa eliminação, se ela não está acontecendo, pare e observe sua dieta, se possível procure o auxilio de um nutricionista.

Exercício Apropriado

Está é uma das formas mais simples e diretas de se conquistar ou manter boa saúde, o exercício apropriado combinado com lazer traz grandes benefícios a vida em geral, atua no bem estar físico, mental e espiritual, promove socialização, interação com pessoas ou com a natureza, etc.

Basta escolher uma atividade que lhe dê prazer e que se enquadre na sua rotina. Manter a vida em movimento é chave mestra para longevidade saudável.

Riso

Um rosto naturalmente risonho é mais agradável e bonito, dar boas risadas é uma das formas de se aproveitar a vida. O movimento ascendente e descendente do diafragma causado pelo riso pode estimular o funcionamento do coração, melhorando a circulação, também é capaz de ativar as funções do estômago e dos intestinos.

Manter o humor é uma das formas de prevenir depressão e outros males, não custa um centavo e pode contagiar muitos sem causar sinais e sintomas indesejados.

Viver é diferente de Existir, a escolha é sempre sua.

Quer saber mais?

                      

 

Anderson B. Alonso

Fisioterapeuta, Massoterapeuta, Acupunturista, Terapeuta Holístico e Reikiano nível 3A, é criador do blog Visão Holística, Mora e Atende em Franca e região, trabalha com Terapias Complementares desde 2008.

Be the first to comment on "Longevidade Saudável"

Deixe uma resposta