Lian Gong em 18 Terapias

O Lian Gong em 18 Terapias é uma ginástica terapêutica chinesa criada para tratar e prevenir síndromes dolorosas no pescoço, ombros, toda a coluna , glúteos, pernas e articulações das mãos e pés. Foi criado pelo médico ortopedista da medicina tradicional chinesa Dr. Zhuang Yuan Ming na década de 70.

Criação do Lian Gong

O Dr. Zhuang trabalhava na ala de ortopedia do Hospital Dong Chang Road, Shangai, e por ser um especialista em sua área, era muito procurado para alívio das mais diversas dores, chegava a atender mais de 500 pacientes por dia. Vale ressaltar que estamos  falando de China, um dos países mais populoso do mundo, com 1 376 802 904 habitantes na atualidade.

Filas se acumulavam nos corredores do hospital, e analisando a gravidade da situação o Dr. Zhuang iniciou uma profunda pesquisa com a intenção de aperfeiçoar e dinamizar o tratamento, acelerar a recuperação e o final do sofrimento de seus pacientes.

Uma Ginástica com atuação especifica começou ser elaborada, o Dr. recomendava que seus pacientes realizassem os exercícios em casa, potencializando assim os resultados do Tui Na (massagem e Osteopatia Chinesa) que o doutor aplicava em seu consultório.

Resultados positivos começaram aparecer, o tempo de tratamento diminuía cada vez mais, além da melhora da circulação sanguínea e de fluxo de Chi (energia vital). Equilibrou a função dos nervos, fortaleceu a constituição física e aprimorou o sistema imunológico.

Logo ficou evidente que essa ginástica seria efetiva para melhorar a saúde e o problema das filas, porém necessitaria de mais estudos e mais aprimoramentos.

O Dr. Zhuang, que era perito em artes marciais chinesas e Médico da MTC ( Medicina Tradicional Chinesa) não teve muitas dificuldades em formar um sistema extremamente relevante e de fácil aprendizado. Em 1974 o Lian Gong em 18 terapias, a “ginástica com prescrição médica” transformou o tratamento passivo em autoterapia.

A notícia se espalhou rapidamente, e um grande numero de pessoas com dores no pescoço, ombros coluna e pernas procuram essa ginástica terapêutica. Em 1975 o Lian Gong ja estava sendo amplamente divulgado na China por ordem do governo.

Algumas Características do Lian Gong em 18 Terapias

images (3)

Objetivo especifico e Movimentação global

A terapia se baseia nas causas das patologias e na junção das características anatômicas e fisiológicas da região específica, buscando um trabalho global das funções do corpo. A Ginástica trata de maneira específica determinada região mas todo o corpo participa do movimento.

Obter a percepção do Chi

O chi é a raiz da vida e o comandante do sangue, quando o chi circula, o sangue circula. O Lian Gong promove o livre fluxo de chi e consequentemente melhora o fluxo sanguíneo, para isso o praticante deve estar focado nos movimentos e na respiração.

g

Coordenação espontânea da respiração com o movimento

Os movimentos do Lian Gong devem estar coordenados com a respiração natural (inspirar pelo nariz e expirar pela boca), além de manter o foco no exercício a respiração correta também promove uma massagem nos órgãos internos, contribuindo para um melhor metabolismo desses órgãos.

Exercícios simples e de Fácil aprendizagem

Os Movimentos são divididos em séries e executados passo a passo, a divisão dos movimentos segue as diferentes necessidades da prática. O iniciante poderá escolher os movimentos ou séries que mais se adequem ao seu quadro de saúde.

Anderson B. Alonso

Fisioterapeuta, Massoterapeuta, Acupunturista, Terapeuta Holístico e Reikiano nível 3A, é criador do blog Visão Holística, trabalha com Terapias Complementares desde 2008.

1 Comment on "Lian Gong em 18 Terapias"

  1. Alberto Soares | 11/12/2015 at 15:49 | Responder

    Sou praticante de kung fu e sei dos benefícios que as artes corporais chinesas trazem, belo artigo amigo. Abraço

Deixe uma resposta