Intestino Grosso e a Medicina Tradicional Chinesa (MTC)

O Intestino Grosso constitui a porção final do Sistema Digestório, é rico em flora bacteriana e tem a importante função de absorver a água, isso é o que determinará a consistência das fezes. Recebe o bolo fecal e o encaminha do meio interno ao meio externo através de movimentos peristálticos.

Função

É para o intestino grosso que se dirigem os alimentos não digeríveis pelo organismo, conhecidos como “dejetos inúteis”, esses dejetos contém nutrientes que são digeridos e absorvidos pela rica flora bacteriana, também presente nesses dejetos está a água que será absorvida e reaproveitada.

O Intestino Grosso e a Medicina Tradicional Chinesa (MTC)

Na concepção chinesa a função do intestino grosso é bem parecida com a visão ocidental, ou seja, ele é responsável por assimilar o essencial e descartar o inútil. Sem esvaziar os intestinos não podemos viver, ficamos “enfezados“. Defecar mantém a ordem e o ritmo de muitas outras funções do organismo.

png-8-800x475

Quando ocorre uma alteração ou bloqueio na função de absorção da água no intestino grosso temos a diarreia (perda de recursos, excesso de fluidos) ou a prisão de ventre (retenção de recursos, fluidos insuficientes). Para se manter um bom equilíbrio necessário se faz uma ingestão de alimentos que beneficiem  a flora intestinal e também a ingesta de quantidade ideal de líquidos no dia a dia.

A Tristeza refletindo no Intestino Grosso

Na tradição chinesa a milênios se fala que  tristeza gera bloqueios nas funções do pulmão e do intestino grosso, tanto a diarreia quanto a prisão de ventre podem ser reflexos dessa emoção sobre o intestino, no entanto problemas mais sérios podem surgir, como um câncer de cólon ou câncer de reto por exemplo.

Nossa medicina ocidental vem comprovando através de estudos de casos uma alta relação de variados níveis depressivos que antecederam o surgimento de câncer tanto no intestino quanto nos pulmões. Hoje estamos nos atentando a esta grave afirmativa feita a 5 mil anos pelo povo chines “primitivo”.

A melancolia, a falta de vontade de viver, a perda do amor próprio e a depressão são formas derivadas da mesma energia, a energia da tristeza. quer saber mais sobre o assunto clique no link e leia o artigo sobre A Tristeza segundo a Medicina Tradicional Chinesa.

O Meridiano do Intestino Grosso

O meridiano ou canal energético do Intestino Grosso apresenta 20 pontos bilaterais em nosso corpo, começa na ponta do dedo indicador, percorre a mão o ante braço e o braço, passa pelo ombro, o pescoço e a face, vai terminar junto a asa do nariz.

m-intestino-grosso-1

intestino-grosso-21

É um meridiano de polaridade Yang, tem como meridiano acoplado o Pulmão, pertence ao elemento Metal. O horário de maior atuação segundo o relógio cósmico da MTC seria das 7 h às 9h. 

Sintomas de alterações energéticas do Intestino Grosso:

Sintomas de excesso de Chi – lábios gretados, boca seca, etc…

Sintomas de deficiência de Chi – sensação de frio, prurido, diarreia, etc…

Conheça mais sobre a MTC

Espaço Horus3

Anderson B. Alonso

Fisioterapeuta, Massoterapeuta, Acupunturista, Terapeuta Holístico e Reikiano nível 3A, é criador do blog Visão Holística,Mora e Atende em Ribeirão Preto e região, trabalha com Terapias Complementares desde 2008.

Be the first to comment on "Intestino Grosso e a Medicina Tradicional Chinesa (MTC)"

Deixe uma resposta