Intestino Delgado para a MTC

O Intestino Delgado é um tubo coberto por musculatura, com aproximadamente 6 metros de comprimento por 4 cm de  diâmetro. Recebe os alimentos vindos do estômago e separa o puro do impuro.

É dividido em três porções: duodeno, jejuno e íleo. No duodeno e na parte inicial do jejuno ocorre a interação de enzimas auxiliadoras da digestão como o suco pancreático produzido pelo pâncreas e a bile produzida pelo fígado e armazenada na vesícula biliar.

O intestino delgado também produz e secreta o suco entérico, rico em enzimas que darão sequência à hidrolise das proteínas ingeridas na alimentação. É através das contrações peristálticas  rítmicas  que o quimo é movimentado e sofre ações de todas as enzimas já citadas se transformando em quilo.

A absorção dos nutrientes ocorre nas regiões do jejuno e íleo através de mecanismos passivos e ativos. A mucosa interna dessas regiões apresenta milhões de pequenas dobras, chamadas vilosidades e essas são responsáveis por aumentar a absorção dos nutrientes oriundos da digestão.

O Intestino Delgado e A Medicina Tradicional Chinesa (MTC)

Para a MTC o intestino delgado é quem separa o puro do impuro dos alimentos que ingerimos, o puro é extraído e enviado ao baço, o impuro, mais sólido segue em direção ao intestino grosso onde será eliminado em forma de fezes; já o impuro mais líquido segue em direção aos rins onde será eliminado em forma de urina para a bexiga e para o meio externo do corpo.

Possui importante função em nosso psiquismo, segundo a MTC ele auxilia na percepção daquilo que é importante e precisa ser assimilado ou descartado. É um grande auxiliar em nosso processo crítico, nos permitindo analisar tudo a nossa volta, quando em desarmonia podem ocorrer os acúmulos de informação, sobrepeso ou constipação.

O Meridiano do Intestino Delgado

O meridiano ou canal energético do Intestino Delgado apresenta 19 pontos bilaterais em nosso corpo, começa na extremidade do dedo mínimo, continua pela borda interna da mão, do antebraço e braço, cruza o ombro, vai para a escápula em ziguezague, entra no pescoço e chega a face, terminando próximo ao trago da orelha.

m-intestino-delgado-1

m-intestino-delgado-2

É um meridiano de polaridade Yang, tem como meridiano acoplado o Coração, pertence ao elemento Fogo. O horário de maior atuação segundo o relógio cósmico da MTC seria das 13 h às 15h.

Sintomas de alterações energéticas do Intestino Delgado:

Sintomas de excesso de Chi – boca seca, abscesso na boca e na faringe, face escarlate, dor nos ombros e na escápula…

Sintomas de deficiência de Chi – diarreia, formigamento no braço ao longo do trajeto do meridiano, violenta transpiração…

Anderson B. Alonso

Fisioterapeuta, Massoterapeuta, Acupunturista, Terapeuta Holístico e Reikiano nível 3A, é criador do blog Visão Holística,Mora e Atende em Ribeirão Preto e região, trabalha com Terapias Complementares desde 2008.

 

Be the first to comment on "Intestino Delgado para a MTC"

Deixe uma resposta