Guia passo a passo para alívio da dor lombar

 

Se você tem ou já teve dor lombar sabe bem o quão limitante pode ser. Se essa lombalgia vem acompanhada de uma irritação do nervo ciático, pode gerar dor e ou formigamento na perna toda ou em partes dela.

Para você que vem sofrendo do quadro de dor lombar existem algumas medidas que podem ser tomadas para ajuda-lo melhorar rapidamente e voltar a normalidade.

Embora grande parte das lombalgias melhore com essas dicas, eu recomendo que um médico e um fisioterapeuta devam ser consultados sempre que houver o surgimento dos sintomas.

É claro que não existe uma receita de bolo para todos os casos de lombalgia ou dor ciática, porém é possível promover bons resultados com este passo a passo. Converse com seu médico ou fisioterapeuta antes ok.

1-Quando ocorrer um episódio de lombalgia, aquela que limita sua capacidade de deitar-se ou sentar-se confortavelmente, de caminhar e que impossibilita a ida ao trabalho.  A primeira coisa a fazer é manter a calma e deitar-se de bruços.

deitar-de-brucos-2013-08-01-size-620

Deite de bruços em uma superfície plana e firme, se chegar ao chão for uma tarefa impossível, deite-se em sua cama.

Com a barriga para baixo com os braços relaxados ao lado do corpo, vire a cabeça para o lado e vá de tempos em tempos alternando o lado da cabeça.

Tente respirar naturalmente e relaxe as costas enquanto está deitado. Observe a mudança dos sintomas.

A centralização da dor em um lado de suas costas, nádegas, coxa ou mais perto da linha média da coluna é um bom sinal, significa que você esta no caminho certo.

Permaneça nesta posição por uns 5 minutos e depois passe para a próxima etapa do tratamento de emergência para dor lombar.

2-Deite-se com as costas apoiadas no chão com as duas pernas esticadas, dobre um joelho e traga a perna em direção ao peito lentamente e sem aumentar os sintomas.

alongamento membro inferior 1

Permaneça nessa posição por dois minutos e troque a perna realizando o mesmo movimento pelo mesmo período de tempo.

3- Deitado com as costas no chão, dobre os dois joelhos e traga-os em direção ao peito, lenta e suavemente, sem causar mais dores, respeite os sinais de seu corpo. Permaneça nessa posição por 2 minutos.

dd2b9ab80bf946d8d9b01c2f041402fc

4- Após realizar com sucesso os exercícios anteriores, pegue uma cadeira e coloque sobre ela suas pernas, com os joelhos e quadris flexionados a 90 graus, as costas apoiadas ao chão. Neste momento é muito importante que toda a região lombar esteja bem apoiada ao solo.

download (1)

Permaneça nesta posição por 10 minutos. Essa postura favorece o relaxamento da musculatura da lombar e proporciona um alívio significante nos sintomas da lombalgia.

Após a execução desses exercícios os sintomas devem ter diminuído consideravelmente pois, colocam a coluna lombar em posições que oferecem oportunidade de melhora do quadro álgico.

Todos os exercícios citados nesse guia de emergência para dor lombar tem fundamentação científica e podem trazer ótimos resultados. Porém não substituem o tratamento médico ou fisioterapêutico.

Deixe uma resposta