A deficiência do Sangue do Baço e do Fígado

Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC)  o Baço participa da formação do sangue e é responsável por extrair os nutrientes dos alimentos e depositá- los no sangue. O Fígado por sua vez armazena e cuida de nosso sangue, mas quando nos levantamos e nos esforçamos o fígado libera o sangue para que ele flua livremente por todo o nosso corpo.

Ambos os órgãos são fundamentais para o bom funcionamento do organismo, sabemos a muito tempo que o sangue carrega a vida e dessa forma precisa ser armazenado de forma correta e enriquecido de maneira e em quantidade adequada dos componentes que favorecem a vida.

O baço é quem da origem e vida ao sangue segundo a MTC. A base da formação do sangue é retirada dos alimentos pelo baço, se o Chi do baço estiver debilitado, não será produzido sangue o suficiente para suprir as necessidades diárias do organismo, isso ocasionará sintomas como diarreia, anorexia, parestesias nos membros.

images-14

Já o Fígado para a MTC é quem armazena o sangue, quando o Chi do fígado for deficiente a capacidade de estocar o sangue ficará prejudicada e isso causará sintomas como língua com as laterais de tons alaranjados ou pálidos, visão turva, tonturas, parestesias.

lingua

 

Etiologia

Este padrão de deficiência do sangue do baço e do fígado normalmente está associado a uma dieta desequilibrada e desregrada, tanto pobre de nutrientes quanto em excesso de alimentos frios e crus.

Tratamento

Os objetivos do tratamento para correção desta desarmonia são:

  • Tonificar o Chi do Baço
  • Promover o Sangue
  • Tonificar o Sangue do Fígado

Para se conseguir tais objetivos utilizam-se alguns pontos específicos e se observa as respostas do organismo do paciente.

Pontos5-elementos-2

  • E36,
  • BP3,
  • BP6,
  • B17,
  • B18,
  • B20,
  • B21,
  • F8,

 

Para tonificar o Chi do Baço utilize os pontos E36, BP3, B20 e B21. Os pontos B17 e B18 promovem o sangue e tonificam o sangue do Fígado, como de costume pode utilizar-se a Moxaterapia principalmente no ponto B17. O ponto F8 tonifica o sangue do Fígado. O ponto BP6 tonifica o Chi do Baço e promove o Sangue.

A MTC trata o doente e não a doença, age na causa e não nos sintomas, geralmente a melhora do paciente já acontece após 3 sessões, no entanto para que os resultados sejam mais evidenciados, é necessária uma mudança na dieta do paciente. Friso aqui que a participação ativa do paciente de forma ativa se faz necessária em todos os tratamentos sutis e naturais da MTC.

 

Conheça mais sobre a MTC

Espaço Horus3

 

Anderson B. Alonso

Fisioterapeuta, Massoterapeuta, Acupunturista, Terapeuta Holístico e Reikiano nível 3A, é criador do blog Visão Holística, Mora e Atende em Franca e região, trabalha com Terapias Complementares desde 2008.

 

 

Be the first to comment on "A deficiência do Sangue do Baço e do Fígado"

Deixe uma resposta