Cuide de sua Essência

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) temos algo muito precioso em nós que deve ser cuidado com muito carinho e atenção, essa preciosidade seria nossa Essência ou Jing como eles dizem.

O Jing ou Essência é um tipo de energia fundamental presente na fisiologia orgânica, fica armazenado e protegido em nossos Rins. A Essência é quem determina as fases de crescimento, desenvolvimento, reprodução, e também concepção e gravidez, e é composta por dois aspectos:

  • Jing Pré Natal

  • Jing Pós Natal

Jing Pré-Natal – é a Essência inata, ancestral, que determinará a constituição básica e a vitalidade do indivíduo. Esta fração do Jing não pode ser reposta ao longo da vida, já que se nasce com uma quantidade específica dela, proveniente dos pais,  então fiquemos atentos, acabou-se o Jing acabou-se a vida.

No entanto esta energia ancestral  pode ser cuidada adequadamente através de hábitos saudáveis de alimentação, respiração, vida sexual, dentre outros fatores.

Jing Pós-Natal – é a Essência adquirida através dos alimentos, líquidos e também da respiração (ar), a partir dos quais o Chi será produzido no organismo. Está ligado diretamente ao Baço e Estômago, devido a suas funções na digestão e transformação dos alimentos e bebidas.

Alimentação: procure ter uma alimentação equilibrada, a regra do prato colorida é válida aqui, adicione se possível os 5 sabores dos 5 elementos: ácido, amargo, doce, picante e salgado. Não coma de forma desregrada e nem fora de horário, consultar um profissional nutricionista pode facilitar as coisas.

Também junto da alimentação estão os líquidos que ingerimos, um cuidado com bebidas alcoólicas deve ser levado em consideração, sempre sem exageros ou dependência. Beba água durante seu dia, é incrível a quantidade de pessoas que hoje dizem de boca cheia não gostarem de água.

Respiração: Diz a lenda que um aprendiz tinha uma grade batalha pela frente com muitos perigos e dificuldades, e como estranho não seria o jovem aprendiz estava cheio de incertezas e medos, ele então se dirigiu a seu mestre indagando sobre os perigos que correria, o mestre vendo e sentindo o descompasso do aprendiz disse, você já tem tudo o que precisa para essa batalha só não se esqueça de Respirar.

A moral dessa história vem nos dizer que frente as adversidades da vida devemos observar que na maioria das vezes temos condições mesmo que mínimas de supera-las no entanto deixamos nossa mente surtar em desarmonia. Para recuperarmos o equilíbrio devemos pausar e respirar profunda e calmamente, dessa forma o cérebro e todos os tecidos de nosso corpo serão mais bem oxigenados e a solução seja física ou intelectual surgirá.

Vida Sexual: Aqui se emprega a regra do nem demais e nem de menos. Levar uma vida sexual desregrada pode consumir o Jing causando perda do libido e perda de outros extintos primitivos necessários a vida em sociedade.

Busque um estilo de vida voltado ao beneficiamento do Jing, pois enquanto tiver Jing circulando de forma livre em você a vida também circulará livre. Pense nisso.

Conheça mais sobre MTC clique aqui

Anderson B. Alonso

Fisioterapeuta, Massoterapeuta, Acupunturista, Terapeuta Holístico e Reikiano nível 3A, é criador do blog Visão Holística, Mora e Atende em Franca e região, trabalha com Terapias Complementares desde 2008.

Be the first to comment on "Cuide de sua Essência"

Deixe uma resposta