Como melhorar a função energética do Fígado

Retomando os estudos sobre os órgãos e vísceras do ponto de vista da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) decidi compartilhar algumas informações que considero uteis na manutenção energética dos Zang Fu (órgãos e vísceras), hoje iniciarei falando do Fígado já que é ele o responsável pelo livre fluir de Chi e Sangue no nosso organismo.

Aqui mesmo no Blog você pode encontrar outros artigos escritos com a intenção de alertar sobre fatores causadores de desarmonia da função energética do Fígado, se deseja saber mais sobre os fatores patogênicos clique aqui.

Agora chega de papo e vamos então a breve lista de ações que podemos fazer para melhorar a condição da função energética do Fígado.

Fatores externos: Tome muito cuidado com o Vento e a Umidade, ficar exposto(a) por longo período a estes fatores pode bloquear a função energética do Fígado, um pouco de exposição tudo bem, mas ficar o dia todo em frente a um ventilador por exemplo, pode começar a complicar sua vida.

Alimentação: Através da alimentação conseguimos intoxicar ou desintoxicar o Fígado, quando comemos em excesso carnes vermelhas, gorduras, frituras, carboidratos e álcool estamos intoxicando e enfraquecendo nosso amigo figado, por outro lado, se evitarmos ou consumirmos tais alimentos com moderação e bom senso e acrescentarmos alimentos de origem vegetal, maduros, crus estaremos desintoxicando e melhorando nosso amigo.

Ainda falando de alimentação vou deixar aqui meu próprio testemunho, pois com as situações que a vida nos impõe acabamos em algum momento nos descuidando e como consequência, minhas taxas de ácido úrico estavam elevadíssimas, se encontravam mais que o dobro do limite para um homem adulto.

Sentia fortes dores no tornozelo resultantes da deposição dos cristais do ácido úrico na minha articulação. Seguindo princípios da MTC comecei meu tratamento primariamente de dentro pra fora, mudei hábitos alimentares, além de evitar os alimentos que intoxicam citados acima, fiz uso dos que desintoxicam e de um outro super alimento para o Fígado, o nosso querido Limão.

A água com limão virou minha aliada para melhorar a função energética e física do meu Fígado, o resultado dessa mudança foi uma rápida recuperação e normalização das taxas de ácido úrico. Essa dica vale ouro.

Estresse Emocional: A todo momento somos bombardeados por situações que nos levam a experimentar as mais diversas emoções dia pós dia, cada um sabe bem disso não é mesmo? No entanto temos uma facilidade de permanecer nos estados de irritabilidade e magoa, isto causa uma fragilidade do Fígado e nos traz confusão mental.

O mais indicado para combater o estresse emocional é fazer uma desintoxicação das emoções, parar e observar se o que estou sentindo e carregando está beneficiando minha saúde, se está me trazendo paz, se me permite ter uma boa noite de sono tranquilo e reparador.

Se a resposta as perguntas acima for Não, o ideal é fazer como a OLX desapegar e seguir em frente, a vida não para e espera agente resolver nosso orgulho ferido e nossa teimosia. Experimente e sinta os efeitos da desintoxicação emocional, depois faça o uso sem moderação, a vida ganha até cor.

Pratique atividade Física: Manter-se em movimento também melhora a função do fígado, alongar-se faz bem, tira metaforicamente a rigidez da vida, procure uma atividade que lhe dê prazer e invista tempo e dinheiro, se permita.

Essas medidas são básicas, porém se seguidas podem gerar grandes benefícios a saúde do Fígado e do seu organismo com um todo.

Desejo uma boa e desafiadora saída da zona de conforto a você caro(a) leitor.

Gostaria de saber mais, clique aqui.

Anderson B. Alonso

Fisioterapeuta, Massoterapeuta, Acupunturista, Terapeuta Holístico e Reikiano nível 3A, é criador do blog Visão Holística, mora e atende em Franca e região, trabalha com Terapias Complementares desde 2008.

 

 

1 Comment on "Como melhorar a função energética do Fígado"

  1. Amei a matéria, a cada dia que passa descobrimos como os alimentos são ricos e benéficos para nosso organismos.

Deixe uma resposta