Baço Pâncreas na MTC

O Baço é um órgão do tipo glandular, de um vermelho-azulado escuro, mole, localizado na região superior esquerda da cavidade abdominal, em contato com o pâncreas, o diafragma e o rim esquerdo.

O baço é responsável pela liberação de um hormônio que afeta a produção dos glóbulos vermelhos do sangue (as hemácias) na medula óssea.

O Pâncreas fica situado profundamente no abdome, envolvido parcialmente pelo duodeno. É chamado de glândula mista, porque além de auxiliar na digestão dos alimentos, também produz hormônios ( Insulina e Glucagon) que regulam a quantidade de glicose no sangue.

Para a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) tratam-se de um órgão só, o Baço/Pâncreas,  isso mesmo a junção de dois órgãos  que na visão chinesa se tornam um e que tem seu próprio sistema energético para ser trabalhado, tanto para averiguar a harmonia quanto para recuperá la em caso de desarmonias, é conhecido como o centralizador.220px-Confucius_Lao-tzu_and_Buddhist_Arhat_by_Ding_Yunpeng

 

O Baço/Pâncreas e a Medicina Tradicional Chinesa

Na MTC  o Baço é o principal órgão da digestão, extrai da comida e dos fluidos a parte que se destina a formação do Chi (energia vital). Se estiver deficiente você encontra sangue nas fezes, na urina, no vômito, provavelmente terá problemas musculares como espasmos ou fraqueza.

O Pâncreas que produz e libera hormônios  para a corrente sanguínea, e suco digestivos para o duodeno, tem seu funcionamento  afetado junto com o Baço pelo excesso de preocupação, prejudicando a absorção de glicose e a eficiência digestiva e absortiva de nutrientes.

O sistema energético Baço/Pâncreas (BP) move o chi para cima, transportando o que foi transformado na digestão. Ele governa o sangue, da força e vivacidade aos músculos de todo o corpo incluindo os das artérias, nos assegura o paladar e é o mantenedor de nossos pensamentos.

O Meridiano do Baço/Pâncreas

O meridiano ou canal energético do Baço/Pâncreas apresenta 21 pontos bilaterais em nosso corpo, começa no hálux o dedão do pé, passa pela borda medial do pé, segue pela borda interna da perna e coxa, face anterior do abdome e lateral do tórax, terminando no 7° espaço intercostal.

baço1-759x1024

M_BAO_11

É um meridiano de polaridade Yin, tem como meridiano acoplado o Estômago, pertence ao elemento Terra. O horário de maior atuação segundo o relógio cósmico da MTC seria das 9 h às 11h.

Sintomas de alterações energéticas do Baço/Pâncreas:

Sintomas de excesso de Chi – distensão abdominal, articulações dolorosas, epigastralgia, transtornos do sono como pesadelos, distúrbios menstruais.

Sintomas de deficiência de Chi – diarreia, frio, fraqueza nos pés e pernas, ausência de apetite, anorexia.

Anderson B. Alonso

Fisioterapeuta, Massoterapeuta, Acupunturista, Terapeuta Holístico e Reikiano nível 3A, é criador do blog Visão Holística,Mora e Atende em Ribeirão Preto e região, trabalha com Terapias Complementares desde 2008.

Aprenda a Diagnose dos 5 Elementos da Medicina Tradicional Chinesa sem sair de casa.

image214

 

6 Comments on "Baço Pâncreas na MTC"

  1. Muito obrigada por facilitar os meus estudos ,pois momentaneamente impossível sair de casa… grata

  2. Maria Coeli Turl Nascimento Silva | 04/08/2016 at 12:28 | Responder

    Grata por distribuir seus conhecimentos

  3. Maria Silva Cavalcante | 06/08/2016 at 09:47 | Responder

    Muito didáticos e muitíssimo importante.

  4. Muito bom sempre vejo seus anexos…

  5. Parabéns pela dedicação e pela qualidade que o nobre colega tem dedicado no material veiculado

  6. Maristela Pereira | 18/12/2016 at 23:21 | Responder

    Adorei, simples e claro!! Gratidão

Deixe uma resposta