As Emoções que coordenam nossa Vida

Para a Medicina Tradicional Chinesa ( MTC) as emoções em desarmonia são fatores desencadeadores de doenças, são marcadores utilizados pelos médicos chineses para avaliar o estado de saúde de seus pacientes.

Visão Holística

As emoções para a MTC fazem parte da teoria dos 5 Elementos ou Movimentos, esta teoria apresenta cinco elementos da natureza (Madeira, Fogo, Terra, Metal, Água), cinco sabores, cinco cores, cinco órgãos, cinco vísceras  cinco estações do ano, cinco tipos de clima e muitas outras caraterísticas.

Esta teoria compreende e mostra de forma simples e poética acontecimentos, transformações e mudanças que ocorrem na natureza e direcionam esses acontecimentos e ciclos na compreensão do funcionamento do organismo humano.

Para os chineses o que acontece na natureza acontece conosco seres humanos, e não é possível tratar de doenças e distúrbios sem esse entendimento. O homem não é compreendido como parte externa da natureza e suas emoções não podem ser vistas como partes externas do homem.

Existe uma interação, é um fato, nossa ciência ocidental vem investigando  que determinadas emoções têm relação com surgimento de certas doenças porém os chineses vêm dizendo isso a milênios e chegou a hora de começarmos a levar isso a sério, não acham?

Mas de quais emoções estamos falando?

De acordo com a Teoria dos 5 Elementos temos 5 emoções base que servem para equilibrar ou desequilibrar o estado de saúde de um indivíduo, elas são:

  • Raiva

  • Alegria

  • Preocupação

  • Tristeza

  • Medo

    Você-Conhece-As-7-Emoções-Secretas-Que-Governam-A-Internet-07

A Raiva pertence ao elemento Madeira, o órgão ligado a este elemento é o fígado e a víscera é a vesícula biliar. A raiva em descontrole pode prejudicar tanto o órgão como a víscera e suas funções, bem como suas relações com outros órgãos e sistemas do corpo humano. É comum durante um estado de raiva sentir gosto ou hálito ruim na boca, essa é uma manifestação do fígado e suas enzimas.

A Alegria pertence ao elemento Fogo, o órgão ligado a este elemento é o coração e sua víscera é o intestino delgado. Pelo contrário do que se pensa ter alegria em excesso não é sinônimo de saúde, isso desequilibra a roda dos 5 elementos e causa consequências negativas ao funcionamento do organismo. Existe até uma música  que diz mais ou menos assim “Você vai descobrir que sorrir é bom, mas que sorrir de tudo é desespero”.

A Preocupação pertence  ao elemento Terra, o órgão ligado a este elemento é uma junção de dois órgãos o baço e o pâncreas que para os chineses trata-se de um órgão só, sua víscera é o estômago. Preocupação em excesso prejudica essas estruturas e seus funcionamentos, prejudicando assim o processo digestivo, também prejudica a capacidade da pessoa digerir “sapos” do dia a dia.

A Tristeza pertence  ao elemento Metal, seu órgão correspondente é o Pulmão e sua víscera é o intestino grosso. Pessoas tristes tem uma tendência maior a desenvolver problemas respiratórios e ou do intestino grosso, como problemas no transito intestinal, hemorroidas entre outros. Pesquisas recentes apontam uma forte ligação da depressão com doenças pulmonares e intestinais.

O Medo pertence ao elemento Água, seu órgão é o Rim e sua víscera é a bexiga. O medo exagerado promove distúrbios no “caminho das águas” e frequentemente o surgimento de cálculos renais e infecções urinárias, entre outras manifestações.

As emoções expostas dessa forma causa no leitor um sentimento de confusão, de que senti-las é extremamente prejudicial a saúde, porém a verdade é que durante um único dia nós passamos por todas estas emoções, o que é natural em nossa vida cotidiana. A chave da saúde é observar em qual das emoções permanecemos a maior parte do tempo.

Cada emoção é vital para o bom funcionamento do nosso organismo, não existe uma melhor que a outra, senti-las significa estar vivo, apenas busque maneiras de não exagerar em nenhuma.

Como diz um provérbio chines ” Não há que ser forte, há que ser flexível.

Quer Aprender Mais Sobre Medicivisao holisticana Tradicional Chinesa?

Espaço Horus3

 

Anderson B. Alonso

Fisioterapeuta, Massoterapeuta, Acupunturista, Terapeuta Holístico e Reikiano nível 3A, é criador do blog Visão Holística, trabalha com Terapias Complementares desde 2008.

 

1 Comment on "As Emoções que coordenam nossa Vida"

  1. Cláudia Souza | 19/01/2017 at 07:01 | Responder

    Adorei muito obrigada por compartilhar 👏👏🙏🙏

Deixe uma resposta